BATUÍRA REALIZA 1º ENCONTRO CULTURAL
No último dia 15 de novembro, o Serviço Social Batuíra realizou o 1 º Encontro Cultural Batuíra, em comemoração aos 78 anos da instituição em Poá e 113 na cidade de São Paulo. O evento aconteceu junto com a 4ª edição da FLIPoa - Festa Literária Itinerante Poaense e atraiu cerca de 500 pessoas durante todo o dia.
Para abrir o encontro, uma celebração ecumênica foi realizada com a presença de representantes das religiões espírita, católica e protestante enfatizando a relevância do Batuíra na cidade de Poá e a importância dos povos se congregarem, independente de qualquer crença.
A imensa área verde do Batuíra foi o palco que teve como principal objetivo estimular a criação literária, a leitura e formação do público leitor jovem; oportunizar discussões e intercâmbio para o público com interesses culturais e estimular as produções literárias de escritores do Alto Tietê. O evento foi coroado com várias atrações de artistas da região do Alto Tietê e São Paulo, como Mano Rodolfo, Arley Mc, Jhony Uriel, Maria Preta Mc, Slam Sujeira/Coletivo Consciência Periférica, Marcos Conceição, Grupo Bioarte, Samuel Napolitano e a Orquestra Sinfônica Sons da Educação de Poá, além de oficinas temáticas, bate-papo com os escritores Jussara Melo, Cláudio D. Fernandes e Wellington Vinícius e distribuição de dezenas de livros.
Outras atrações também foram apresentadas pelas crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como a Camerata de Cordas, Peças Teatrais, Contação de Histórias, Cantigas e Exposição de Painéis Literários. Foram preparados ainda uma Exposição Fotográfica com a história do Batuíra e um Bazar. Os artistas plásticos poaenses Ivan Magalhães e Ale 140, presentearam a instituição com uma intervenção de grafite no portão principal.
A programação teve ainda uma mesa de discussão com o tema 'Os Desafios das Políticas Públicas Culturais no Alto Tietê' com a participação de Geraldo Garippo, secretário de cultura de Suzano, Pedro Gandolla, cineasta mogiano e Alexandre Barbetta, gestor cultural e conselheiro de cultura de Poá.
Para a realização do projeto, foram realizadas parcerias com a Associação Cultural Opereta,
Prefeitura de Poá, Jornal Plural, Tv Diário e Descontrole Remoto.
Vídeo sobre a FliPoá "2 anos em 2 minutos".