BATUÍRA É PALCO DE ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDES
Mais de 300 pessoas participaram do 2º Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora (ENJEL), realizado no Serviço Social Batuíra entre os dias 7 e 10 de setembro.
Jovens de várias partes do Brasil, de várias religiões cristãs e não cristãs discutiram juntos a Mística do Bem Viver. Com debates, grupos de trabalho e momentos de espiritualidade, os participantes desfrutaram de momentos de grande conhecimento dentro das dependências do Batuíra.
Um dos momentos mais marcantes foi a celebração da Terra Sem Males. Iluminados pelos seus candeeiros, os jovens rezaram, meditaram e cantaram músicas para lembrar sobre a vida sofrida do povo em seus territórios. Em seguida saíram às ruas com estandartes aos mártires da caminhada como a Ir. Dorothy Stang, Mãe Menininha do Gantois, Papa Francisco, Martin Luther King, entre outros.
Nomes como o deputado federal Chico Alencar, o Padre Júlio Lancelotti e a pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana, Alexya Salvador marcaram presença no evento.
Para a abertura do encontro, a Cia. do Tijolo (SP) fez uma apresentação especial aos jovens presentes.
Como gesto concreto, a coordenação do Batuíra recebeu um punhado de terra trazida pelos jovens representando a história de disputa de território de várias partes do País.
“As terras do Serviço Social Batuíra criaram outras energias com os representantes dos povos que estiveram aqui neste encontro. Povos que lutam pelo seu território, pelas terras indígenas e essa também é a missão do Batuíra que se junta à essa luta por um território mais justo, honesto e pelos direitos legitimados, desde a época de sua fundação, onde o “Batuíra”, fundador da instituição, lutava para que as pessoas pudessem sobreviver e viver com dignidade. Então, nos juntamos à essa terra que também é nossa, num país tão grande e que precisa ser melhor dividido.”
Colaboradores: Delcimar Ferreira (Jornalista), Lidiane dos S. Rodrigues (Assistente Social) e Marco Senna (Comunicação)